sexta-feira, 9 de setembro de 2016

SEMANA DE 12/09/2016 À 16/09/2016


                        
SEMANA DE 12/09/2016 À 16/09/2016

4º ANO
5º ANO

 

                                                                       
O Pleito
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Luís Fernando Veríssimo
 
Como era época de eleição, a professora decidiu fazer um pleito simulado na sala de aula. Não, André pleito não é o que pleru tem na frente. Atenção aula. Para uma eleição é preciso...
_Saco.
_Pare, André. É preciso candidatos. Quem quer ser candidato? Muito bem. Você... você não, André, e você... Cada candidato diz o que pensa em fazer se for eleito. Quem conseguir convencer o maior número de pessoas a votar nele ganha. Vamos começar por você. Carlos Eduardo. Se você fosse eleito, qual seria a primeira coisa que faria?
_Acabava com o colégio.
_Não assopre, André. Fale Carlos Eduardo
.
_Dava dinheiro pros pobres ahn... construiria mais hospitais, mais escolas e uma sorveteria lá perto de casa.
_Carlos Eduardo, um candidato não pode penar nos seus interesses. Tem de pensar nos interesses de todos. Mas está bom o seu programa de governo. Melhor distribuição de renda, mais atenção à saúde e à educação. Ótimo. E você Rita?
_Meus amigos...
_Não precisa subir na mesa. Fale do chão mesmo.
_Meus amigos! Se eleita, resolverei todos os problemas do Brasil!                                                                                                                        
_Como, Rita? Você tem que ser mais específica.
_Eu ainda não tenho um plano, mas na hora me dá um estalo. Eu sei que dá.
_Muito bem. A Rita é o tipo de candidato que não tem um programa e em quem você confia ou não confia. Vocês é que vão decidir. E você, Otávio? Faça seu discurso.
_Brasileiros e brasileiras!
_André fique quieto. O Otávio, André!
_Bom eu representarei vocês no governo. O que vocês quiserem eu farei.
_O Otávio é outro estilo de candidato. Então vamos ver. O Carlos tem um programa de governo, a Rita diz que ela, na hora resolve tudo, e o Otávio diz que fará o que pedirem. Vamos votar. Cada um escreve neste papelzinho o nome do candidato, depois coloca nesta caixa. André, distribua os papeizinhos, por favor. Se isto fosse uma eleição de verdade estas seriam cédulas, e isto, uma urna. Cada um vota de acordo com as suas convicções.
_Como se escreve “MacDonalds”?
_Isso é sério, André. Vamos ver quem ganha.
_Primeiro o Otávio, segundo a Rita, terceiro o Carlos Eduardo.
_Como é que você sabe, André?
_Fiz uma pesquisa enquanto distribuía os papeizinhos.
_Podem parar de votar.
_Porque, professora?
_Não tem mais graça.
Todos concordaram que as pesquisas estragam tudo e ninguém falou com o André pelo resto do dia. Apesar de ele acusar todo mundo de ser contra a ciência  
 
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3-Interpretação do texto
. Quem participa da história?
. O que acontece na história?
. Quem conta a história? 
. Onde a história se passa?
. Quando essa história se passa ou é contada?
. É um fato que acontece na vida real?
5-Gênero literário:
A crônica enquanto estilo literário: Ligada à vida quotidiana; Narrativa informal, familiar, intimista; Uso da oralidade na escrita: linguagem coloquial; Sensibilidade no contato com a realidade; Síntese; Leveza; Diz coisas sérias por meio de uma aparente conversa fiada; Uso do humor; É um fato moderno: está sujeita à rápida transformação e à fugacidade da vida moderna. Enfim, é uma história do dia-a-dia, com uma pitada de humor, transformada em textos maravilhosos aí, o humor faz com que fique mais interessante.
Essa é uma característica bem marcante do Luís Fernando Veríssimo
Gramática: o professor vai usar o texto para trabalhar; pontuação ( no diálogo, por exemplo) e os aspectos gramaticais já em desenvolvimento.
Reconto -colocar em discussão as atividades, enfatizando a  sua importância:                                                                                                   
2ª Aula – Tema Transversal – Cidadania: direito de escolher seus governantes

CONSTITUIÇÂO DO BRASIL: ”ART 14” (BRASIL, 1988).
“Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
§ 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:
I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II - facultativos para:
a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
§ 2º - Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.
§ 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o pleno exercício dos direitos políticos;
III - o alistamento eleitoral;
IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;
V - a filiação partidária;
VI - a idade mínima de:
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
d) dezoito anos para Vereador.
          
Atividades:
1- A Constituição do Brasil – em seu artigo 14 – oferece as informações acima. Veja e responda as questões abaixo:
a)     Qualquer pessoa pode ocupar o cargo de prefeito ou existem restrições?
b)    Quem pode votar para prefeito e vereador?
c)     Que restrições são feitas aos analfabetos? Por que se diz que ele não é um cidadão pleno?
d)    Qual a idade mínima para uma pessoa se candidatar aos cargos  políticos?
e)     Quais são as condições para uma pessoa se tornar elegível?
f)     O que é voto facultativo e que pessoas se beneficiam dessa lei?


Subsídio ao professor:

Conceituar cidadania  e democracia– na linguagem que os alunos possam identificar no seu papel na sociedade.
“...o exercício da cidadania compreende a totalidade dos direitos que o indivíduo tem de desempenhar nas mais diversas funções no tecido social, do ponto de vista individual e social. No cotidiano de cada um, seja criança ou adulto, o conhecimento dos direitos, o reconhecimento dos deveres, a adesão legítima às riquezas das necessidades (mesmo as sociais, culturais e políticas) garantem o princípio de liberdade de cidadania. Isso confere ao cidadão o direito de escolher seus amigos, brinquedos, diversão, o seu emprego, a mulher com quem vai se casar, o número de filhos, o médico que ele vai frequentar, o partido político ao qual vai aderir, as concepções de Estado e sociedade para as quais vai destinar o seu voto, o lugar que ele vai ocupar na sociedade.”Paulo Freire (2007b, p. 30-31):


A educação para a cidadania, deve ser resultante de uma consciência crítica de um sujeito ativo e participativo na vida social com suas leis, deveres e concepção de sujeitos, o que implica aprender a viver a cidadania. e a compreensão da organização política do país –Legislativo, Executivo e Judiciário ( resumir as funções dos três poderes) – como tema impulsionador para uma formação crítica e compreensiva da cidadania imbricada nessa organização, tendo como base a vivência social desses poderes, viabilizadas para crianças do ensino fundamental. Essa proposta visa contribuir com o desenvolvimento intelectual, social.
Democracia
Democracia – Democracia representativa onde o povo delega seus poderes por meio de eleições;
 

1-O professor iniciará a aula fazendo alguns questionamentos, tais como:
  • O que vocês acham que significa democracia?
  • O que vocês já ouviram falar sobre democracia?
  • Quando podemos dizer que um país é democrático?
  • O Brasil é um país democrático?
  • Vocês já ouviram falar em cidadania, “ser cidadão”, qual seria a ligação da democracia com a cidadania?
  • Registrar o que os alunos já sabem e procurar direcionar os conteúdos objetivando esclarecer o que ainda não compreendem bem, ou o que gostariam de saber mais.
Fonte de pesquisa:
Fonte
Veríssimo, Luís Fernando. O santinho. Apresentação Maria Clara Machado. Rio de Janeiro.Objetiva,2001
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007ª.
RODRIGUES, Neidson. Da mistificação da escola a escola necessária. 8 ed. São Paulo:
Cortez, 1998.
MEC – Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas transversais
http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com.br/2012/08/projeto-pedagogicoeleicoes-municipais.html

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